+55 061 3223-0837 SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO DE 2017
SIGA-NOS:

SBFFC

Diretoria Nacional

 

Carmen Íris Tolentino (GO) – Presidente

 

Graduada em farmácia com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1977, é especialista em Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar. Atuou em várias áreas da profissão farmacêutica, como análises clínicas, farmácia magistral, farmácia comunitária, farmácia hospitalar e saúde pública.

Foi proprietária de farmácia comunitária alopática e magistral por 10 anos e gerente farmacêutica de farmácias por mais 10 anos.

Exerceu vários cargos públicos como secretária municipal de saúde, coordenadora de sangue e hemoderivados na Secretaria de Saúde do Tocantins, gerente farmacêutica do hospital geral de Palmas e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) por quatro mandatos consecutivos.

Aposentada pelo governo do Tocantins, é membro do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária do CFF desde 2012, palestrante do programa Excelência Farmacêutica desenvolvido pelo conselho em parceria com a SBFFC, e está exercendo o seu segundo mandato como presidente da SBFFC.

 

 

 

 

Salomão Barros Kahwage (PA) – Vice Presidente em exercício

Profissional Farmacêutico graduado pelo Centro Universitário do Pará. Habilitado em Bioquímica pelo Centro Universitário do Pará. Especialista em Assistência e Atenção Farmacêutica pelo Centro Universitário do Pará. Especialista em Vigilância Sanitária pelo Instituto RACINE. Agraciado com o Título de Farmacêutico Destaque Nacional concedido pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará em 2013. Realizou palestras nos maiores Congressos de Farmácias sobre Implantação de Gestão de Benefício de Medicamentos. Responsável pela Implantação do Programa Aqui Tem Farmácia Popular em mais de 300 Drogarias no Estado do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Atua como Executivo e Consultor no Mercado Farmacêutico.

  

 

 Higor Lopes (RN) – 1º Secretário em exercício

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) em 2011, atualmente ocupa os cargos de conselheiro regional de Farmácia por este estado e de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias - Regional RN. Atuou por três anos em farmácia comunitária privada e hoje atua no serviço público.  

 

 

 

Deborah Marques (RJ) – 1ª Tesoureira

Graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1986, é especialista em Farmácia Magistral Alopática, em Farmácia Clínica e em Atenção Farmacêutica. Pós-graduada em Varejo Farmacêutico e em Docência do Ensino Superior, atua no segmento magistral desde 1987: na área de planejamento estratégico e contato, junto a prescritores; no acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes portadores de Síndrome

 

Metabólica, junto a uma equipe multidisciplinar. É palestrante do Programa Excelência Farmacêutica, de capacitação para farmacêuticos, desenvolvido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com apoio da SBFFC. É representante da Farmácia Caminhoá, junto ao Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).

 

 

Vanilda Aguiar (SE) - Segunda Tesoureira

Farmacêutica e pós-graduanda em Farmacologia Clínica,  vem de uma expressiva luta no contexto da política farmacêutica. Nesse aspecto, presidiu o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Estado que representa no Plenário do Conselho Federal de Farmácia como Conselheira. Atuou, ainda, no Grupo de Trabalho de Indústria Farmacêutica do CFF, no ano de 2007, e, hoje, é integrante do Grupo de Trabalho de Farmácia Comunitária da Comissão de Questões Profissionais.

Foi proprietária de um estabelecimento farmacêutico, em Sergipe, de 1996 até o ano de 2014. É uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias  e eleita para seu Conselho Fiscal. Posteriormente, ocupou o cargo de 2ª Secretária, passando para 1ª Secretária, após renúncia do titular. Atualmente, ocupa o cargo de 2ª Tesoureira. É conselheira do Conselho Estadual de Saúde desde 2012, com mandato até 2017. Ocupa a cadeira 61 da Academia Nacional de Farmácia.


Conselho Fiscal:
 

 

 
Aloísio Carvalho (RJ) – 1º Conselheiro Fiscal

 

Graduado em Farmácia pela Universo (RJ), em 2009, licenciou-se em Química pelo Programa de Formação Pedagógica Docente da mesma instituição em 2011. No mesmo ano, tomou a dianteira na luta pela saúde pública em seu município, Rio Bonito (RJ), tendo sido eleito conselheiro municipal de saúde, cargo em que permaneceu durante o período de 2011 a 2015.  Membro da Câmara Técnica de Farmácia Comunitária do CRF-RJ (2011/2012), tem se dedicado às causas deste segmento. Entre 2013 e 2015, foi conselheiro fiscal da SBFFC-RJ. Atualmente, se divide entre a Vice-Presidência da entidade e o Conselho Fiscal da SBFFC Nacional (2016/2018). É sócio proprietário de farmácia comunitária desde 2000, da qual tornou-se responsável técnico em 2010.

 

 

 

Jardel Inácio (AM) – 2° Conselheiro Fiscal

 

 Graduado pela Universidade Nilton Lins, do Amazonas, é especialista em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Diretor secretário do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF/AM), é, também, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias - Regional Amazonas (SBFFC-AM). Atua no varejo farmacêutico como coordenador técnico regional de uma rede de farmácias de renome nacional no Amazonas. Possui experiência em assistência farmacêutica, administração e marketing farmacêutico, gestão e seleção de pessoal, além de consultoria e assessoramento farmacêutico. 

 

 

 

Dayse Passos (RJ) - 3ª Conslheira Fiscal  

 
Graduada pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio), fez curso de capacitação em Assistência Farmacêutica/Farmácia Comunitária pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM/CFF) e pós-graduação em Atenção Farmacêutica - Farmácia Clínica, pelo Instituto Racine. Atuando no segmento magistral há 25 anos, contabiliza participações na organização de importantes eventos. No 6º Riopharma, que teve como tema Segurança do Paciente: Uma questão de todos e de cada um de nós, foi membro da Comissão de Relações Institucionais. No 7º Riopharma, cujo eixo central foi Antigas Práticas, novos desafios da Profissão Farmacêutica, integrou a Comissão Organizadora. Antes de se eleger conselheira fiscal da SBFFC, coordenou a Seccional da Baixada Fluminense do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) por dois anos.