Institucional

A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) abraça o desafio do maior segmento farmacêutico brasileiro, representado pelas farmácias e farmacêuticos que atendem à comunidade, que é desenvolver com excelência as boas práticas farmacêuticas, o cuidado farmacêutico ao paciente e a orientação à reestruturação do varejo farmacêutico para o cumprimento do seu relevante papel junto à sociedade.

Nessa perspectiva, apresentamos um “Portfólio de Cursos” com certificação, por meio do Selo de Qualificação do Farmacêutico e/ou da Farmácia Comunitária no contexto do “FARMACÊUTICO SETE ESTRELAS”, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP).

Na mesma linha de prioridade, lado a lado com as representações regionais da SBFFC – que são nossos “braços longos” – e com entidades como os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, fomentaremos o empreendedorismo farmacêutico, buscando maior sustentabilidade profissional e ampliação da rentabilidade para o varejo farmacêutico.

Confira a composição da atual diretoria nacional:

Diretoria SBFFC 2019 - 2021



Sueza Abadia de Souza Oliveira – GO

Presidente


Renato Cavalcante – PA

Vice Presidente


Giovana Ranquetat Fernandes – RS

1˚ Secretária


Marisa de Fátima Damo – SC

2˚ Secretária


Jailson Resende – CE

1˚ Tesoureiro


Carolina Cordeiro – AC

2˚ Tesoureira

Conselho Fiscal


Carmen Íris Tolentino - GO


Lívia Furtado - DF


Daniel Tenório – PE


Luís Gustavo Pires – PR


Alana Teles - SE


Nossa História

A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias – SBFFC foi criada no dia 03 de abril de 2009, em Bento Gonçalves (RS), a partir do ideal comum de um grupo de farmacêuticos de vários estados brasileiros, os quais, preocupados com a situação da farmácia comunitária no Brasil, resolveram organizar um movimento de suporte e apoio aos farmacêuticos que atuam nas drogarias e farmácias comunitárias.

Quando de sua fundação, recebeu o nome de Associação Brasileira de Farmácia Comunitária.

A Diretoria nomeada para cuidar da implantação da entidade foi assim constituída:

Atualmente a SBFFC está presente em 11 estados: Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. A expansão através da abertura de novas diretorias regionais, ou mesmo de representações regionais, é uma das metas da entidade.